segunda-feira, 24 de abril de 2023
Educação Infantil é foco para transformar realidade de municípios com baixo IDH
Em uma esteira de borracha corre o minério que se tornou a base da economia de Adrianópolis, município com quase seis mil habitantes na Região Metropolitana de Curitiba. Fundado há pouco mais de 60 anos, o local tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (0,583 em 2000, segundo o PNUD) e ainda depende, em grande escala, dos empregos gerados pela extração de minério. Mas a Educação pode abrir um novo caminho para as crianças e adolescentes da região. Desde 2015, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, vem trazendo resultados significativos. No Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, o município alcançou média acima da projetada por dois anos consecutivos, em 2017 e 2019, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado de 2021 referente a Adrianópolis ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, os investimentos feitos na Educação Básica de Adrianópolis são fruto de um planejamento mais amplo, com o objetivo de transformar a cidade em uma referência nacional em termos de ensino e aprendizagem. “Educação é processo e Adrianópolis é uma prova disso. Já avançamos alguns níveis em direção aos indicadores educacionais que queremos para a cidade”, afirma. Embora haja ações focais direcionadas à Educação Infantil, os bons resultados só são possíveis porque o trabalho é desenvolvido com todos os estudantes que estão sob a tutela da rede municipal, ou seja, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além dos livros didáticos com diversos recursos digitais, também está à disposição dos educadores um completo e seguro ambiente virtual de aprendizagem: o Aprende Brasil Digital, sistemas de gestão e avalição e formação continuada constante aos educadores. Esses instrumentos apoiam o professor e possibilitam a ampliação das práticas em sala de aula. "Também aproximam o cotidiano escolar dos processos de letramento digital e uso das tecnologias, tão presentes na sociedade contemporânea", acrescenta Damila.
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