Mais do que a si mesma, ao expor seus produtos na segunda edição do “Origem Week — Feira de Origem e Negócios”, a empreendedora Damiana Martins representa outras mulheres do município de Mutuípe, no sudoeste da Bahia. Presidente da Associação de Mulheres de Duas Barras do Fojo, ela foi uma das palestrantes sobre o tema “Mulheres empreendedoras no mercado de produtos no Brasil”, no Origem Day, durante o sábado (1º). “Eu não estou aqui por acaso; estou representando 45 mulheres da associação, 240 famílias da minha comunidade e 22 mil pessoas de Mutuípe”, ressaltou Damiana ao ter falado sobre sua trajetória até chegar à maior feira de produtos de origem, gourmet e artesanais do estado. “O objetivo é, a cada dia, estarmos mais vinculados a espaços assim e sermos protagonistas da nossa própria história”, projetou. No stand da associação no Origem Week, podem ser encontrados itens como sequilhos, geleias e nibs de cacau a partir de R$ 10, além de peças artesanais. “Aqui nós temos produtos de 20 mulheres, e cada produto desse, a gente sabe contar a história”, observou a empreendedora. Atuante no segmento de chocolates finos, a chocolate maker Leilane Benevides também se orgulha de sua história e fez questão de narrá-la no Origem Day, a fim de inspirar outras mulheres. Proprietária da Benevides Chocolates, ela começou a empreender a partir de uma oportunidade que tinha percebido na produção de cacau fino. “Eu trabalhava com produtores de cacau e percebia que eles tinham uma dificuldade com a receita, porque produziam cacau convencional”, relembrou Leilane. “Eu estimulei que muitos deles produzissem cacau fino, e eles não sabiam pra quem vender.” Foi aí que ela começou a estudar a cadeia produtiva. “Eu comprei uma maquininha, comecei a produzir chocolate em casa, por hobby, e foi tomando uma dimensão tamanha que a gente já tem fábrica e até premiação internacional”, contou a chocolate maker. Assim, o que nasceu de forma despretensiosa se tornou negócio. E, nesse sentido, o Origem Week tem contribuição valorosa. “Esses eventos são importantes pra gente propagar, ainda mais, a marca, porque aqui circulam pessoas de todo lugar”, avaliou Leilane. A Benevides, que começou com tudo durante uma edição do Chocolat Festival em Ilhéus, no sul da Bahia, em 2018, já chegou a outra grande feira internacional, o Salon du Chocolat Paris, no ano passado. Ainda assim, Leilane não se dá por satisfeita. “Inclusive, nas embalagens, tem dizendo ‘De Itabuna para o mundo’, por uma questão de divulgação da minha cidade natal.” Ingressos: 1 quilo de alimento (inscrição prévia em origemweek.com.br)
Origem Week contribui para dar visibilidade a iniciativas de mulheres empreendedoras
byMarcos Mauricio
-
0