
Cifra
O Cifra será composto por membros da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Secretaria de Estado da Fazenda, Polícia Civil, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O grupo atuará em apoio a investigações de crimes financeiros e lavagem de dinheiro. O objetivo é atacar a engenharia financeira do crime, reduzindo o poder financeiro de organizações criminosas, a partir da recuperação de ativos. O foco é a racionalização dos trabalhos investigativos, a partir da investigação financeira, patrimonial, baseada no princípio da inteligência.
Ameripol
O Tratado de Constituição da Ameripol, conhecido como “Tratado de Brasília” é o reconhecimento da Comunidade de Polícias das Américas como organismo internacional e deve ocorrer em Brasília, nesta quinta-feira (9), e contará com a participação dos ministros de Interior e Justiça de 12 países membros. A Ameripol é uma organização regional dedicada ao intercâmbio de informações policiais, à realização de operações conjuntas e à capacitação de seus membros que atuam desde 2007 como organismo de cooperação policial internacional. Atualmente sediada em Bogotá, Colômbia, conta com a participação de 36 forças policiais de 30 países do continente americano, além de 31 membros observadores, representando organismos internacionais e outras forças policiais de diferentes continentes. Em virtude da relevância dessa organização no combate aos crimes transnacionais e na promoção da integração entre as forças policiais do continente americano, o Brasil, através da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério das Relações Exteriores, liderou os esforços de negociação internacional para a criação do Tratado.
GLO
Desde a última segunda-feira (6), está em vigor o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no país, com o uso das Forças Armadas em ações de auxílio em aeroportos, portos e fronteiras. No Rio de Janeiro, há reforço na segurança dos Portos do Rio e de Itaguaí, além do Aeroporto do Galeão.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)