quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Disque-Denúncia 181 da SSPDS tem aumento de quase 28% no número de ligações em 2023


O Serviço do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já se consolidou como um importante aliado no combate à criminalidade no estado do Ceará. Em funcionamento há 13 anos, apenas entre 2022 e 2023, houve um aumento de 27,9% no número de denúncias, passando de 5.569 para 7.127 ligações. A população cearense pode repassar informações por meio de mensagem, áudio, vídeo e fotografia pelos números 181 ou (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. Todas as denúncias são checadas e um trabalho integrado de inteligência é iniciado. As ferramentas funcionam 24 horas e são um canal seguro e anônimo pelo qual a sociedade pode contribuir para os trabalhos policiais em todo o Ceará.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel, o Disque-Denúncia é uma forma de o cidadão levar até a Polícia informações de localização de criminosos procurados, de crimes que já ocorreram ou estão ocorrendo e que demandam uma investigação. “A ferramenta garante o sigilo e anonimato do denunciante e é de fácil acesso. O envolvimento da população no fornecimento de informações à Polícia é importantíssimo para o enfrentamento à criminalidade”, ressalta.
Balanço
Somente no ano passado, houve 330 prisões decorrentes de informações repassadas por meio do Disque-Denúncia, além da apreensão de 500 kg de drogas, 113 armas de fogo e 1.700 munições de diversos calibres.

Em uma das ações de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a partir de levantamentos da Coin, prendeu dois homens no bairro Pici, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza, no último dia 28 de setembro. Os suspeitos, identificados como Antônio Gustavo Oliveira Moreira, 21 anos, e Marcos Juan Pinheiro Ribeiro, de 20 anos, estavam em posse de mais de 11 kg de maconha e duas armas de fogo e 40 munições de diversos calibres. Os suspeitos foram conduzidos à unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e colocados à disposição da Justiça.

No dia 25 de janeiro do ano passado, as Forças de Segurança desativaram um depósito de drogas e apreenderam 400 kg de maconha em Fortaleza, além de centenas de psicotrópicos. A ação conjunta da PCCE, PMCE, em conjunto com a Coin, também prendeu um homem em flagrante, identificado como Larry Diógenes de Oliveira, de 52 anos, no bairro Parangaba (AIS 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário