Essa conexão é crucial, pois integra o coração da operação da Linha 6-Laranja, onde está localizado o Centro de Controle Operacional (CCO) no Pátio Morro Grande, à rede de túneis da linha.
Com a conclusão dessa fase, a construção da infraestrutura ferroviária do Pátio Morro Grande atingiu 64,26% de avanço. Até agora, foram instaladas 851 toneladas de estruturas metálicas na área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que operarão na Linha 6. O espaço possui mais de 213 mil m², o equivalente a 26 campos de futebol. Além disso, a instalação da via permanente no Pátio Morro Grande foi totalmente concluída, totalizando mais de 8.700 metros de via. Para a construção da Estação Brasilândia, até maio, foram escavados 160.318 m³ de solo, utilizando 52.863 m³ de concreto e 9.088 toneladas de aço. A estação, com 32 metros de profundidade, já tem mais de 61,46% de suas obras concluídas.
A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central de São Paulo, transportando mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento, que atualmente é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. A concessionária responsável pela obra tem um investimento comprometido de mais de R$ 18 bilhões.
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