
As atividades são voltadas para profissionais da comunicação, estudantes e o público em geral. O primeiro encontro, “Desafios e oportunidades da Imprensa no século 21”, tratará sobre a liberdade de imprensa como essencial para a expressão, circulação de informações, opiniões, e base para todo Estado Democrático. A roda de conversa vai contar com as participações do professor Fernando Conceição, dos jornalistas James Martins e Luis Guilherme, além do jornalista e presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques e mediação da jornalista Mariana Menezes Alcântara.
Na quarta-feira (11), os jornalistas Alexandre Lyrio, Jean Mendes, Matheus Caldas e Lucas Pereira vão discutir sobre o desenvolvimento e a apuração do jornalismo investigativo. O gênero jornalístico tem um impacto significativo na sociedade, levando à mudança de leis, à responsabilização de indivíduos e à promoção da justiça.
A liberdade de imprensa é um direito constitucional, a data (7 de junho) ressalta a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia, assim como da liberdade de informação no fortalecimento da democracia, gerando opiniões críticas e fiscalização das autoridades fundamentais para a sociedade.
Fonte: Ascom/FPC