Deputado Hilton Coelho (PSOL) visita Poções e denuncia crime ambiental e combate ao racismo religioso

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) visitou, de 04 a 06 de junho, a cidade de Poções, no Sudoeste Baiano. Apresentou diversas emendas impositivas ao orçamento na região e acompanhou diversas atividades no município. “Ficamos impressionados com a denúncia de crime ambiental, crime contra a vida das pessoas, causado pela Mineradora SAMA, empresa francesa que explorou comercialmente o amianto na mina de São Félix em Bom Jesus da Serra, na Bahia por 30 anos e hoje está desativada. Levaremos este caso para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e exigir ações que obriguem os responsáveis a fazer a recuperação ambiental e, no mínimo, indenizar os contaminados. A SAMA tem responsabilidade com as vítimas e não pode fugir disso”, afirma o parlamentar.
Hilton Coelho foi recebido também pela direção do Hospital São Lucas. A visita ocorreu nesta sexta-feira (06). “Nossas emendas impositivas relacionadas ao hospital, que presta grandes serviços à cidade e região, visam dotar a instituição de materiais adequados para atender cada vez melhor a população. A Santa Casa de Misericórdia de Poções, fundada em fevereiro de 1974, é mantenedora do Hospital São Lucas. Com os equipamentos adquiridos, aumentaram a eficiência no atendimento de média complexidade, serviço ambulatorial (ortopedia, fisioterapia e consultas médicas), Centro de Parto Normal (CPN), urgência e emergência e internações das clínicas médica, obstétrica, pediátrica e cirúrgica, além de realizar exames de apoio diagnóstico e bioimagem para pacientes internados através do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Visitou também o Colégio Estadual Eurides Santana. “Nesta conceituada instituição há o funcionamento das etapas de formação de Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Foi uma reunião produtiva e de estreitamento de laços com a comunidade escolar. Conversamos sobre o fortalecimento da educação na cidade, respeito a valorização da carreira docente, agricultura familiar e alimentação”, o legislador acrescenta que também conversou sobre a importância do Agroflorestamento, ou Sistema Agroflorestal (SAF), “uma prática que integra árvores, culturas agrícolas e, em alguns casos, animais em um mesmo espaço, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade da produção. Destinamos à unidade escolar emenda impositiva no sentido de contribuir com o fortalecimento da educação na cidade”.
Hilton Coelho destaca que “uma reunião de muita importância que realizamos foi com representações do Povo de Santo da cidade que reivindicam apoio às políticas culturais das religiões de matriz africana. Reafirmamos nosso apoio à luta, dentro e fora do parlamento, com as discriminações, em especial o racismo religioso. Uma das principais reivindicações foi o incentivo institucional à Marcha do Dendê, que teve início em 2013 e, em novembro, será a 12ª. Uma celebração à cultura e a ancestralidade com muita energia e alegria. O evento conta com a participação de terreiros de Poções, Bom Jesus da Serra e de Vitória da Conquista. Estamos juntos nesta luta para superar a intolerância religiosa e as diversas nuances apresentadas pelo racismo religioso. A Marcha do Dendê é um símbolo de resistência da população negra”.
Salvador – 11 de junho de 2025.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال