Hemoba celebra Junho Vermelho com forró, tradição e solidariedade


Em comemoração ao Junho Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Fundação Hemoba está promovendo uma programação especial no Hemocentro Coordenador, no bairro de Brotas, em Salvador. As ações se encerram, neste sábado, 14 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, com apresentações culturais e incentivo à doação voluntária. Durante a semana, a Hemoba recebeu vários artistas nordestinos que celebram a cultura regional e incentivam a solidariedade.
Nesta sexta-feira (13), o grupo Paroano Sai Milhó — referência na preservação da música nordestina há mais de 60 anos — comandou o forró com autêntico pé de serra, animando doadores e colaboradores. “Período festivo, de grandes movimentos nas estradas e na nossa cidade. Com certeza os bancos de sangue precisam da nossa colaboração. E através da música a gente consegue também incentivar esse doador, com alegria, porque doar sangue é doar alegria também”, declarou o integrante do grupo, Fabiano Gusmão.
A coordenadora médica da coleta da Hemoba, Dra. Aline Doréa, pontuou que para atender a todas as solicitações com segurança, com os estoques bem abastecidos e sem risco de enfrentar dificuldades, as ações são necessárias. “Com movimento das festas, eventualmente surgem ocorrências relacionadas a esse período, o que pode gerar um aumento na nossa demanda por transfusões. Por outro lado, por conta do feriado e do fato de muitas pessoas viajarem ou estarem envolvidas com as comemorações, o número de doações costuma diminuir. Por isso, precisamos trabalhar essas ações antecipadamente, para reforçar nossos estoques e nos prepararmos adequadamente”, completou.
Intitulada “Doe sangue. É tradição que salva vidas”, a campanha deste ano busca destacar o valor cultural e solidário do ato de doar sangue, principalmente durante o mês de junho, período marcado por uma queda significativa nas doações. Entre os fatores, estão o aumento das doenças respiratórias, maior número de viagens por conta das férias escolares e as tradicionais festas juninas, que também contribuem para a elevação dos acidentes e queimaduras, aumentando a demanda por transfusões. No sábado, quem embala o clima junino é a Banda Flor de Milho, com apresentação marcada para às 11h.
De acordo com o técnico de segurança, Hector Branco, que é doador há mais de 20 anos, “doar sangue é uma obrigação de todos. A gente fala que é uma cidadania fazer isso, mas é porque muitas pessoas não se colocam no lugar daquelas pessoas que estão precisando, entendendo a necessidade. Então, quando a gente para e pensa um pouquinho nisso, a gente consegue sim vir doar com frequência para manter o banco de sangue sempre abastecido e isso é muito importante para a população, para a cidade e para todos nós”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال