A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do Brasil, anuncia a automação do atendimento por meio de totens eletrônicos, uma inovação que tem transformado a experiência dos pacientes. Instalados na unidade Várzea do Carmo operacionalizadas pela FIDI, a implementação demonstrou que o tempo médio de atendimento para abertura de ficha reduziu de 7 minutos para até 3 minutos.
Além da redução do tempo de atendimento, para o paciente passar com o profissional de saúde, os resultados são expressivos na otimização dos fluxos. Com o novo sistema, o tempo médio de espera caiu de até 40 minutos para aproximadamente 15 a 20 minutos. Essa mudança significativa é resultado de um sistema inteligente que permite a parametrização de regras de balanceamento de fila por modalidade de exame e por prioridade de atendimento.
“O maior diferencial desse projeto, quando comparado a outros totens, é o sistema que roda no equipamento, que permite personalizar o fluxo de atendimento de forma mais ágil e flexível, garantindo eficiência tanto para o paciente quanto para a equipe”, destaca Renan Delgado, gerente de Tecnologia e Inovação Digital SR da FIDI e responsável técnico pela implantação do projeto.
O fluxo é simples: o paciente, previamente agendado via regulação estadual, realiza o check-in no totem ao informar seu CPF ou Cartão SUS, recebendo uma senha conforme a prioridade e o tipo de exame — que pode incluir mamografia, tomografia, densitometria óssea, raio-x e ultrassonografia.
A iniciativa, que entrou em operação neste ano, já tem previsão de expansão para outras unidades, ainda em 2025, refletindo o compromisso contínuo da FIDI com a inovação e a excelência no atendimento à população.
Além da redução do tempo de atendimento, para o paciente passar com o profissional de saúde, os resultados são expressivos na otimização dos fluxos. Com o novo sistema, o tempo médio de espera caiu de até 40 minutos para aproximadamente 15 a 20 minutos. Essa mudança significativa é resultado de um sistema inteligente que permite a parametrização de regras de balanceamento de fila por modalidade de exame e por prioridade de atendimento.
“O maior diferencial desse projeto, quando comparado a outros totens, é o sistema que roda no equipamento, que permite personalizar o fluxo de atendimento de forma mais ágil e flexível, garantindo eficiência tanto para o paciente quanto para a equipe”, destaca Renan Delgado, gerente de Tecnologia e Inovação Digital SR da FIDI e responsável técnico pela implantação do projeto.
O fluxo é simples: o paciente, previamente agendado via regulação estadual, realiza o check-in no totem ao informar seu CPF ou Cartão SUS, recebendo uma senha conforme a prioridade e o tipo de exame — que pode incluir mamografia, tomografia, densitometria óssea, raio-x e ultrassonografia.
A iniciativa, que entrou em operação neste ano, já tem previsão de expansão para outras unidades, ainda em 2025, refletindo o compromisso contínuo da FIDI com a inovação e a excelência no atendimento à população.
