
O Pronasci Juventude abriu, oficialmente, suas portas aos jovens de 15 a 24 anos do Rio de Janeiro, com a aula inaugural que aconteceu neste sábado (28), na Arena Dicró, no Rio de Janeiro. O projeto atenderá a juventude do Complexo da Penha, do Alemão, de Manguinhos e da Maré, com oficinas e cursos livres, além de cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec.
Foram 417 jovens reunidos ao longo de toda manhã, compartilhando projetos, sonhos e conhecendo mais sobre a iniciativa que chega para ampliar as oportunidades no território. No evento, os jovens também tiveram a oportunidade de participar de apresentações culturais com muita dança, além oficinas de grafitti e slam.
O programa implementado no Rio de Janeiro é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executado pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e a Secretaria Especial da Juventude Carioca.
O Pronasci Juventude é uma política pública estratégica que alia segurança, prevenção, formação e cidadania. Com foco nos territórios mais afetados pela violência, o programa busca transformar vidas por meio de educação, cultura e trabalho, com forte embasamento em evidências científicas, articulação municipal e compromisso com a equidade.