Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

Movido pela crescente demanda empreendedores, o Sicredi liberou R$ 86 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas no primeiro trimestre de 2025 — valor que corresponde a 91% da carteira destinada a pessoas jurídicas da instituição financeira cooperativa, representando um avanço de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com mais de 9 milhões de associados, sendo 1,3 milhão pessoas jurídicas, o Sicredi registrou um crescimento de 18% nesse segmento nos últimos 12 meses. Atualmente, a instituição detém 26% de participação no mercado nacional de micro e pequenas empresas, com mais de 365 mil CNPJs em sua base, o que reforça seu papel estratégico no desenvolvimento da economia brasileira.
Com esse cenário de expansão e capilaridade das mais de 2,9 mil agências em atividade no país, o Sicredi participa pela primeira vez na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan), uma das maiores da América Latina no setor, que acontece de 22 a 25 de julho, em São Paulo (SP). A presença no evento faz parte da estratégia de aproximação com setores produtivos e fortalece o relacionamento com empresários da cadeia de alimentos. “Participar da Fipan é uma forma de reforçar nossa conexão com o setor, estar próximo dos empreendedores e contribuir para que tenham acesso às soluções financeiras de que precisam para crescer”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá. “Nossa atuação é baseada em relacionamento, conhecimento do território e soluções financeiras ajustadas à realidade de cada negócio.”
De negócio familiar à indústria nacional
A trajetória da Doce D’ocê, com sede em Chopinzinho (PR), é um exemplo de como o acesso ao crédito e apoio estratégico fazem diferença no crescimento de uma empresa. Fundada por Carlos e Noeli Bazanella, a marca começou com a produção caseira de pães e vendas de porta em porta. Hoje, é a maior indústria de panificação congelada do Paraná, com atuação em seis estados e cerca de mil colaboradores. A expansão segue em ritmo acelerado, com a implantação de uma nova unidade fabril de 6 mil m² em Bauru (SP), o que deve ampliar a capacidade produtiva e consolidar ainda mais a posição da empresa como referência no setor. Ao longo dos anos, a empresa contou com diferentes soluções do Sicredi para viabilizar seus ciclos de expansão.
Na mesma linha está a trajetória da Lopes Padaria, fundada em 1994, em Rebouças (PR). O negócio familiar evoluiu ao longo das décadas, modernizou sua gestão e hoje emprega 86 colaboradores, atendendo tanto o varejo quanto empresas, com refeições prontas, pães e salgados. Acompanhando o ritmo de crescimento, a padaria contou com o apoio do Sicredi para investir mais de R$ 300 mil em equipamentos industriais — incluindo fornos e cozedores de última geração — e adquirir dois veículos utilitários voltados para a logística. Presente há mais de uma década na Fipan, a empresa busca na feira tendências e soluções para continuar inovando no setor.
Site do Sicredi: Clique aqui
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال