quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Beach tennis: o esporte que cresce no Brasil e levou a praia aos paulistanos

Quando alguém fala de Brasil é difícil que não venha à mente as belezas naturais das praias e de seu entorno. E quando o assunto é esporte na areia, o beach tennis vem ganhando cada vez mais relevância no cenário nacional e conquistando corações de cada vez mais brasileiros. De acordo com dados recentes da Confederação Brasileira de Tênis, por exemplo, o país já conta com 1,1 milhão de praticantes de beach tennis, quase o triplo em comparação com 2021. Além disso, o esporte apresenta um equilíbrio no gênero dos participantes, sendo 54% homens e 46% mulheres, com predominância maior nas faixas etárias entre 10 e 19 anos (44%), 40 e 49 anos (22%) e 30 e 39 anos (15%). Mas apesar da proximidade natural dessa prática esportiva com a praia e seu franco crescimento nas orlas, chama bastante atenção também a presença do beach tennis em cidades que não têm acesso ao mar, como São Paulo. A capital do estado, por exemplo, vê surgirem quadras nos mais diversos locais, seja em academias, centros esportivos, parques e até mesmo estacionamentos de supermercados. A onda do beach tennis é tão grande em São Paulo que no ano passado a cidade sediou a edição da Copa do Mundo da modalidade e contou com mais de cem atletas da elite, provenientes de países como Argentina, Brasil, Chile, Portugal, França, Alemanha e Itália. Alguns fatores explicam o crescimento do esporte no país e também na cidade de São Paulo. O primeiro deles é a conexão com a natureza que o beach tennis permite, afinal, nada melhor do que praticar um esporte com o pé na areia, de frente para o mar e sentindo uma brisa fresca. No caso de quem mora na cidade e não tem contato com o mar, o próprio sentimento de colocar o pé na areia e se desconectar do barulho e do concreto de uma metrópole já é o suficiente para o relaxamento. 
Além disso, o beach tennis é muito conhecido por seu caráter coletivo e sociabilidade, ou seja, pela prática entre amigos e familiares e a possibilidade de contato com pessoas novas, tornando o exercício físico ainda mais prazeroso. Muitos especialistas do esporte também consideram que o beach tennis cresceu bastante na pandemia, tendo em vista que as pessoas passaram a buscar atividades ao ar livre com uma concentração pequena de pessoas por metro quadrado. Um outro fator que pode ser citado para o grande sucesso do beach tennis é a facilidade para seu aprendizado, visto que a atividade permite que um principiante aprenda os movimentos básicos com rapidez e se divirta em pouco tempo de treino.
Surgido na Itália em meados da década de 1980, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008 via Rio de Janeiro, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis. A modalidade rapidamente se expandiu para outras cidades costeiras, ganhando popularidade, mas também para outras localidades mais distantes do mar, como Belo Horizonte e Brasília.
O país é hoje um grande representante do beach tennis, uma vez que tem jogadores entre os melhores do mundo no cenário profissional e, no ano passado, dividiu o título mundial com a Itália, pioneira do esporte. Seja no âmbito profissional ou amador, fato é que o beach tennis se desenvolve cada vez mais no Brasil, um crescimento que não tem previsão para diminuir nas areias. Só aumenta a vontade de jogar.
*Jadson Vilela é fundador do Point do Gonzaga de Beach Tennis

Nenhum comentário:

Postar um comentário