quarta-feira, 3 de julho de 2024

Hilton Coelho solicita ao Governo que promova o reajuste do valor da bolsa estágio

O deputado Hilton Coelho (PSOL) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que promova o reajuste do valor da bolsa estágio, pago aos estagiários contratados pelo Estado da Bahia, para um salário-mínimo. “A concessão de estágios aos estudantes do ensino superior é uma importante política pública voltada a um só tempo para o processo de aprendizado, no trabalho realizado junto aos órgãos estaduais; a possibilidade de inserção no mundo do trabalho, garantindo muitas vezes a primeira experiência laboral do estudante; e, finalmente, importante política complementar de assistência estudantil. Nada mais justo que se tenha assegurada uma remuneração adequada”, lembra o parlamentar.

Dimenti celebra 25 anos com abertura de sua nova sede: a Casa Arte Dá Trabalho

Fundada em 1998 em Salvador, Bahia, a Dimenti Produções Culturais conclui a comemoração de seus 25 anos com a abertura de sua nova sede: a Casa Arte Dá Trabalho, localizada no bairro do Rio Vermelho. Em julho, já mês do aniversário dos “25+1” anos, entre os dias 4 e 7, uma programação festiva vai celebrar essa história e a possibilidade de inaugurar um espaço voltado à criação, formação, produção, difusão, fruição e pesquisa das linguagens artísticas e criativas na capital baiana. As atividades do evento incluem leitura do espetáculo “Chá de Cogumelo”, montado pelo coletivo em 1999, com seu elenco original; nova exibição da obra audiovisual “Web-Strips” (2021); e compartilhamento público do intercâmbio artístico internacional “A Biblioteca das Crianças”. Para completar, o longa-metragem “PINTA” (2013) e o curta “Sensações Contrárias” (2007) terão sessão no Cine Glauber Rocha em 10 de julho.
A Dimenti é uma plataforma de criação artística e de produção cultural que articula campos como dança, teatro, cinema e audiovisual, literatura e projetos editoriais, música, curadoria e comunicação, com um vasto currículo de realizações. No passado, em seus primeiros 15 anos, se configurou também como um grupo artístico. Na atualidade da última década, assina projetos autorais – como o festival IC Encontro de Artes, que chega este ano à sua 16ª edição –, atua como produtora de iniciativas públicas e privadas e se dedica à gestão das criações de seus membros. Os artistas-curadores-produtores que coordenam a Dimenti são Ellen Mello, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado.

Namorados internacionais, o seu relacionamento em inglês

Viver um relacionamento saudável se tornou uma meta para muitos casais, com pilares como respeito, confiança e comprometimento sendo essenciais para a manutenção de uma relação. E nesse dia dos namorados vamos observar como funcionam essas relações que envolvem diferentes culturas, o desafio de conciliar diferenças culturais e linguísticas se transforma em uma oportunidade rica de aprendizado e crescimento.
Relacionamentos interculturais, onde pessoas de diferentes origens culturais se unem, trazem à tona uma rica mistura de hábitos, costumes, perspectivas e tradições. Mas seja um brasileiro com uma americana, um holandês com uma inglesa ou um alemão com uma portuguesa, essas relações começam em um lugar em comum, a conversa, caso ambos não saibam uma língua em comum é muito mais difícil iniciar este tipo de relacionamento, para entender um pouco melhor pedimos a opinião do professor de inglês da Izzi Fluency Carlos Henrique Chagas dos Santos que diz. "Posso afirmar que dominar essa língua é fundamental para relacionamentos interculturais. O inglês, sendo uma língua global, facilita a comunicação entre parceiros de diferentes origens culturais, superando barreiras linguísticas e promovendo uma compreensão mútua mais profunda e eficaz." Após isso, esses casais ainda enfrentam desafios específicos, como decidir quem se mudará de país, como educar os filhos e como celebrar feriados de diferentes culturas.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Linha 6-Laranja conecta Pátio Morro Grande à Estação Brasilândia

Nesta segunda-feira (24), o projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, liderado pela concessionária Linha Uni e pela construtora ACCIONA, atingiu um marco significativo ao conectar o Pátio Morro Grande à futura Estação Brasilândia. Essa importante ligação entre os túneis marca uma nova fase no desenvolvimento desse trecho da obra. A rede de túneis entre as duas paradas possui 1.850 metros de extensão, desse total, 567 metros são de passagem subterrânea principal e o restante são túneis singelos que ligam a via principal ao Pátio Morro Grande. Foram utilizadas as metodologias NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento) e Drill & Blast (Perfurar e Detonar), devido à presença de rocha de alta dureza desde o emboque do Pátio até aproximadamente a metade do percurso, entre o VSE Domingos Vega e a Estação Brasilândia.