terça-feira, 23 de julho de 2024

Projeto acaba com benefícios penais previstos para o réu primário no Código Penal

O Projeto de Lei 961/24 altera o Código Penal para acabar com os benefícios penais assegurados ao réu primário – aquele que comete crime pela primeira vez. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. O texto elimina a possibilidade de converter ou diminuir a pena do réu primário em crimes como tráfico de pessoas, furto, sonegação de contribuição previdenciária, estelionato e receptação. Atualmente, o Código Penal prevê que o réu primário que pratica esses crimes pode ser beneficiado com redução da pena, conversão da prisão em pena alternativa (pagamento de multa ou prestação de serviços à comunidade) e, em alguns casos, suspensão do cumprimento da pena.Autor do projeto, o deputado Zucco (PL-RS) argumenta que a Lei de Execução Penal já prevê a possibilidade de transferir o preso para regimes menos rigorosos ao longo do cumprimento de pena, considerando ainda outras circunstâncias como bom comportamento e o fato de o réu ser primário.

segunda-feira, 8 de julho de 2024

É triste, mas a seleção brasileira nos representa



"Falar sobre a atual fase da seleção brasileira de futebol não é falar apenas sobre futebol. O esporte que sempre foi a identidade brasileira no mundo, também reflete o comportamento do povo. A marchinha da copa de 62 dizia "A taça do Mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa...O Brasileiro lá no estrangeiro mostrou o futebol como é que é". Este trecho aponta para o comportamento criativo e ousado do Brasileiro, que jogava confiante, que ia para ensinar, seguro do que faria.
Os jogadores, quase todos de origem humilde, enfrentavam dificuldades sociais na vida, precisavam vencer desafios, não se intimidavam com as adversidades, improvisavam para viver. E era exatamente isto o que Garrincha, Pelé, Didi e outros faziam em campo. Depois veio o improviso do Zico, o galo de Quintino, garoto do subúrbio. A auto confiança e malandragem de Romário, a mesma que ele aplicava nas peladas que disputava na Vila da Penha. Depois, a objetividade e força do Ronaldo, a eficiência e seriedade do Rivaldo, e a molecagem auto confiante do Ronaldinho Gaúcho. A disciplina objetiva do Kaká foi o último suspiro desta identidade.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Hotéis e pousadas da Baixada Santista esperam 52% de ocupação no feriado de 9 de julho, aponta SINHORES

De acordo com uma pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES), divulgada nesta quinta-feira (04), a rede hoteleira da região tem expectativa de 52% de ocupação durante o feriado estadual prolongado, entre os dias 6 e 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista.
O levantamento foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga. Até o momento, 23% dos leitos estão reservados para o período. O secretário de Comunicação do SINHORES, Gabriel Costa, destaca as expectativas para a data. “Esperamos que esse feriado traga resultados positivos para o setor, visto que é um dos poucos do ano e ocorre junto ao período de férias escolares. Desta forma, acreditamos que muitos turistas vão optar pelo nosso litoral para curtir com a família e amigos”, afirma.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Hilton Coelho solicita ao Governo que promova o reajuste do valor da bolsa estágio

O deputado Hilton Coelho (PSOL) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que promova o reajuste do valor da bolsa estágio, pago aos estagiários contratados pelo Estado da Bahia, para um salário-mínimo. “A concessão de estágios aos estudantes do ensino superior é uma importante política pública voltada a um só tempo para o processo de aprendizado, no trabalho realizado junto aos órgãos estaduais; a possibilidade de inserção no mundo do trabalho, garantindo muitas vezes a primeira experiência laboral do estudante; e, finalmente, importante política complementar de assistência estudantil. Nada mais justo que se tenha assegurada uma remuneração adequada”, lembra o parlamentar.

Dimenti celebra 25 anos com abertura de sua nova sede: a Casa Arte Dá Trabalho

Fundada em 1998 em Salvador, Bahia, a Dimenti Produções Culturais conclui a comemoração de seus 25 anos com a abertura de sua nova sede: a Casa Arte Dá Trabalho, localizada no bairro do Rio Vermelho. Em julho, já mês do aniversário dos “25+1” anos, entre os dias 4 e 7, uma programação festiva vai celebrar essa história e a possibilidade de inaugurar um espaço voltado à criação, formação, produção, difusão, fruição e pesquisa das linguagens artísticas e criativas na capital baiana. As atividades do evento incluem leitura do espetáculo “Chá de Cogumelo”, montado pelo coletivo em 1999, com seu elenco original; nova exibição da obra audiovisual “Web-Strips” (2021); e compartilhamento público do intercâmbio artístico internacional “A Biblioteca das Crianças”. Para completar, o longa-metragem “PINTA” (2013) e o curta “Sensações Contrárias” (2007) terão sessão no Cine Glauber Rocha em 10 de julho.
A Dimenti é uma plataforma de criação artística e de produção cultural que articula campos como dança, teatro, cinema e audiovisual, literatura e projetos editoriais, música, curadoria e comunicação, com um vasto currículo de realizações. No passado, em seus primeiros 15 anos, se configurou também como um grupo artístico. Na atualidade da última década, assina projetos autorais – como o festival IC Encontro de Artes, que chega este ano à sua 16ª edição –, atua como produtora de iniciativas públicas e privadas e se dedica à gestão das criações de seus membros. Os artistas-curadores-produtores que coordenam a Dimenti são Ellen Mello, Jorge Alencar, Larissa Lacerda e Neto Machado.

Namorados internacionais, o seu relacionamento em inglês

Viver um relacionamento saudável se tornou uma meta para muitos casais, com pilares como respeito, confiança e comprometimento sendo essenciais para a manutenção de uma relação. E nesse dia dos namorados vamos observar como funcionam essas relações que envolvem diferentes culturas, o desafio de conciliar diferenças culturais e linguísticas se transforma em uma oportunidade rica de aprendizado e crescimento.
Relacionamentos interculturais, onde pessoas de diferentes origens culturais se unem, trazem à tona uma rica mistura de hábitos, costumes, perspectivas e tradições. Mas seja um brasileiro com uma americana, um holandês com uma inglesa ou um alemão com uma portuguesa, essas relações começam em um lugar em comum, a conversa, caso ambos não saibam uma língua em comum é muito mais difícil iniciar este tipo de relacionamento, para entender um pouco melhor pedimos a opinião do professor de inglês da Izzi Fluency Carlos Henrique Chagas dos Santos que diz. "Posso afirmar que dominar essa língua é fundamental para relacionamentos interculturais. O inglês, sendo uma língua global, facilita a comunicação entre parceiros de diferentes origens culturais, superando barreiras linguísticas e promovendo uma compreensão mútua mais profunda e eficaz." Após isso, esses casais ainda enfrentam desafios específicos, como decidir quem se mudará de país, como educar os filhos e como celebrar feriados de diferentes culturas.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Linha 6-Laranja conecta Pátio Morro Grande à Estação Brasilândia

Nesta segunda-feira (24), o projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, liderado pela concessionária Linha Uni e pela construtora ACCIONA, atingiu um marco significativo ao conectar o Pátio Morro Grande à futura Estação Brasilândia. Essa importante ligação entre os túneis marca uma nova fase no desenvolvimento desse trecho da obra. A rede de túneis entre as duas paradas possui 1.850 metros de extensão, desse total, 567 metros são de passagem subterrânea principal e o restante são túneis singelos que ligam a via principal ao Pátio Morro Grande. Foram utilizadas as metodologias NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento) e Drill & Blast (Perfurar e Detonar), devido à presença de rocha de alta dureza desde o emboque do Pátio até aproximadamente a metade do percurso, entre o VSE Domingos Vega e a Estação Brasilândia.