quarta-feira, 9 de novembro de 2022

SALVADOR - Wanderley Meira retorna à direção do BTCA

Companhia oficial de dança da Bahia, corpo estável mantido pelo Teatro Castro Alves (TCA), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) volta a ter direção artística do produtor, diretor, ator e gestor Wanderley Meira, que esteve no cargo entre abril de 2019 e julho de 2021. Meira retorna à tarefa após a importante passagem da bailarina e atriz Ana Paula Bouzas, que se afasta da função para investir em novos trabalhos de sua trajetória profissional. Ela, que já havia integrado o elenco da companhia entre 1989 e 1990 e que participou de variados projetos especiais do BTCA desde então – a exemplo da direção de coreografia do filme “Abraço no Tempo” (2020) –, foi responsável, em pouco mais de um ano, por feitos relacionados à comemoração dos 40 anos do BTCA, como o lançamento do premiado documentário em vídeo-dança “A Cidade que Habita em Mim” (2021), e pela idealização e coordenação geral do espetáculo “Viramundo”, encenado em parceria com a Orquestra Afrosinfônica e estreado este ano para homenagear os 80 anos de vida de Gilberto Gil, incluindo mais uma grandiosa montagem ao repertório do Balé. Wanderley Meira foi coordenador de Teatro na Funceb entre 2017 e 2019, desenvolvendo as políticas públicas estaduais deste setor, antes de se transferir ao BTCA – uma expertise na gestão pública o habilita a um pensamento macro a respeito das práticas e desafios de manter em excelência a atuação de um corpo artístico também público. Na direção da companhia, além da estreia de “A História do Soldado” (2019), conduziu o desafio de gerir as atividades durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, criando estratégias para manter com eficiência as metas de criação, formação, qualificação, intercâmbio e difusão da dança. Na formação artística, Meira é licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), mas construiu sua carreira profissional nas artes cênicas. Iniciou-se como ator em Curso de Manoel Lopes Pontes em 1994 e trabalhou em diversas montagens, com nomes marcantes da cena local, como Harildo Déda, Fernando Guerreiro, João Sanches, Nadja Turenkko, Gil Vicente Tavares e Rino Carvalho.

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