
domingo, 30 de abril de 2023
Comissão promove debate sobre seguridade social dos agentes comunitários

Projeto prevê prestação de serviço social por médicos graduados com recursos públicos

Atividades paralelas - Durante o contrato temporário de serviço social, o médico poderá atuar em atividades profissionais paralelas, públicas ou privadas, desde que haja compatibilidade de jornadas de trabalho. Médicos recém-graduados que estiverem servindo às Forças Armadas estão dispensados de participar do programa. Prefeituras poderão enviar requerimento específico à secretaria estadual de saúde para requisitar o trabalho de profissionais do programa. De acordo com o projeto, os contratos de serviço social poderão ser prorrogados por até 24 meses, caso haja interesse do médico e do ente federado. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Fonte: Agência Câmara de Notícias
OPERAÇÃO OPUS DO 15° BPM APREENDE DROGAS EM ITABUNA

15° BPM APREENDE DROGAS EM ITAJUÍPE

⚠️ Substância Branca em folha de papel de caderno. Fonte: ASCOM/15º BPM
Polícia Civil do Ceará captura dupla e apreende 40 kg de drogas no Crato


Durante o trabalho policial, as equipes identificaram um galpão, onde a droga seria recebida, e se deslocaram para o local. Após campana no imóvel, Thiago Bessa da Silva, de 22 anos, e José Hélio de Freitas, de 32 anos, foram presos em flagrante. Já na residência de Hélio, os policiais civis apreenderam mais 650 gramas de cocaína, aparelhos celulares e anotações para o tráfico. Diante disso, a dupla foi conduzida para a unidade policial, onde foram autuados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.
PL DAS FAKE NEWS
A Câmara está prestes a votar uma lei que obrigará as plataformas a serem mais honestas e respeitarem os direitos dos usuários -- mas as redes sociais estão fazendo um lobby pesado para barrar qualquer avanço. A maioria dos brasileiros e brasileiras quer esta lei, mas as plataformas estão inundando a internet com mentiras para manipular os deputados evangélicos a votar contra o projeto. Não podemos deixar que CEOs bilionários destruam o projeto de lei das redes sociais desejado pelo povo brasileiro. O deputado Alex Santana tem grande influência entre os parlamentares, e ainda está indeciso sobre como irá votar. Sua voz pode fazer toda a diferença. Precisamos fazer uma pressão enorme para convencê-lo a votar a favor da lei antes da próxima terça-feira, quando a lei será votada. Vamos falar mais alto que as grandes plataformas -- envie uma mensagem agora, exigindo a aprovação do PL 2630. Dep. Alex Santana (Republicanos/BA).
Precisamos de prestação de contas! O PL 2630 garante que se as plataformas censurarem conteúdo ou violarem nossos direitos, elas enfrentarão consequências.
Não deixe que os bilionários e seus lobistas enfraqueçam o PL 2630! Regular é proteger nossas crianças, aprovem já!
Com esperança e determinação, Laura, Bia, João, Dudu, Lilian, Gabriela, Diego e todo o time da Avaaz
sábado, 29 de abril de 2023
Marcelo Odebrecht trabalha dois anos no setor administrativo de HC de São Paulo e conquista liberdade

sexta-feira, 28 de abril de 2023
WhatsApp testa transcrição automática de mensagens em áudio

O WhatsApp está testando desde quarta-feira (25) um recurso de transcrição automática de mensagens em áudio, de acordo com relatos de usuários nas redes sociais. Ainda não é possível saber quantos usuários já têm a opção de transcrever os áudios de forma automática nem qual foi o critério de seleção do grupo de teste. Nas redes, usuários comemoraram o recurso, que facilita o acesso a pessoas com deficiência auditiva, e para os que não podem ouvir o áudio de forma imediata.
Juros futuros: O que são e como analisar?
Paulo Cunha, CEO da iHUB |
Quer produzir uma música? Como deve começar?
Tenha uma boa gestão de carreira
Existem pessoas que estão no ramo faz muito tempo que sabem a trilha para o sucesso. “Entender as regras do jogo é essencial para entrar nele, já que uma carreira baseada apenas no talento do artista, dificilmente alcançará os postos mais altos que uma pessoa pode chegar”, relata Marcelo. Por isso, possuir uma gestão de carreiras, não só deixa o artista livre para produzir, como tem uma equipe por trás fazendo a mágica dos shows acontecer.
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Supremo retoma nesta quinta julgamento que pode mudar forma de correção do FGTS
Agência da Caixa fica destruída após explosão em Maragogipe no Recôncavo baiano
Uma agência da Caixa Econômica Federal em Maragogipe, no Recôncavo, foi alvo de um ataque na madrugada desta quinta-feira (27). Segundo o Blog do Valente, a ação durou cerca de 40 minutos. Na cidade, moradores contaram que o barulho durou quase uma hora. Até o início da manhã não havia informações sobre feridos nem sobre se houve quantia levada pelos assaltantes. Com a explosão, o local ficou destruído. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o estado que ficou a agência bancária. Após o crime, unidades especializadas da Polícia Militar da Bahia começaram as buscas para localizar os acusados. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a varredura na região é feita por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, com suporte de uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer).
quarta-feira, 26 de abril de 2023
O que é preciso saber sobre a agressividade infantil
Serviços de manutenção emergencial na ETA Guandu podem afetar abastecimento de água na Zona Oeste
TJBA mantém júri popular de acusado de feminicídio
JUSTIÇA BLOQUEIA CONTAS DE ITABUNA E SALÁRIOS DE SERVIDORES PODE ATRASAR
ITABUNA - Prefeitura acelera recapeamento de ruas no Zildolândia e Alício de Queiroz
Saco de Gatos: conheça a banda mais brega do Brasil
Liquida Beauty com 70% OFF em cosméticos começa na próxima terça-feira
Francisco Cantão |
A retomada do setor de cosméticos - De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a indústria de cosméticos fechou 2021 com queda de 15% nas vendas, devido à pandemia. Já em 2022, os números cresceram cerca de 24% em relação a 2021, principalmente depois que as máscaras deixaram de ser obrigatórias. Em sua 7ª edição, a Liquida Beauty, traz condições exclusivas para a área da beleza e impulsiona as vendas na área da beleza. “Oferecer uma oportunidade de economizar em diversas marcas e lojas importantes, tendo acesso, em um único lugar, aos melhores produtos do mercado, gera condições vantajosas para o cliente" finaliza Francisco Cantão, CEO da Proxy Media
Jerônimo Rodrigues diz que deve enviar para AL-BA nesta semana plano de salários dos servidores

Workshop: Apubra revela quatro tendências internacionais do mercado de pizzarias a partir do Pizza Expo
Cibele Mateus e Cia Solas de Vento trazem o circo para o Centro de SP
terça-feira, 25 de abril de 2023
Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial
Sensores ultrassônicos têm potência para aumentar em 22% a capacidade produtiva das fábricas
Bahia tem queda de 97% no número de médicos cubanos entre 2018 e 2023
Implementado durante o mandato de Dilma Rousseff (PT), em 2013, o Programa Mais Médicos tinha o intuito de suprir a falta de mão-de-obra da categoria em municípios do interior brasileiro. Contudo, com a chegada de Jair Bolsonaro (PL), em 2018, o programa enfrentou resistência, principalmente, por conta da aliança do Brasil com Cuba para o fornecimento de médicos. Com 416 municípios compondo o interior, a Bahia foi um dos estados mais afetados pela interrupção da mão-de-obra estrangeira pelo Mais Médicos. Em 2018, o estado registrava 886 profissionais internacionais, sendo 884 de origem cubana. O número de médicos advindos de Cuba correspondia a 83,08% dos profissionais enviados pelo programa do governo federal. Comparando os dados de 2018 com os apresentados neste ano, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quantidade de médicos cubanos registrados pelo programa caiu 97,17%, chegando a um total de 25 profissionais enviados por Cuba. Os dados foram obtidos pelo Bahia Notícias, através da Lei de Acesso à Informação (LAI), pedido nº 25072.014580/2023-02.
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Seagri e Cufa realizam mutirão da Campanha Bahia Sem Fome

Mais do que um currículo: o que recrutadores buscam na hora de avaliar candidatos?
Nathália Gomes: www.ahoy.com.br
Com DNA agrícola, Grunner destaca novo equipamento para o mercado de grãos na Agrishow
Homem perde controle de veículo na ladeira do Amparo em Ilhéus
Data alerta para a prevenção e combate à hipertensão arterial
Delivery de alimentos cresce no Brasil no último ano em 89%, aquece o mercado e favorece franquias do setor
Educação Infantil é foco para transformar realidade de municípios com baixo IDH
Em uma esteira de borracha corre o minério que se tornou a base da economia de Adrianópolis, município com quase seis mil habitantes na Região Metropolitana de Curitiba. Fundado há pouco mais de 60 anos, o local tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (0,583 em 2000, segundo o PNUD) e ainda depende, em grande escala, dos empregos gerados pela extração de minério. Mas a Educação pode abrir um novo caminho para as crianças e adolescentes da região. Desde 2015, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, vem trazendo resultados significativos. No Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, o município alcançou média acima da projetada por dois anos consecutivos, em 2017 e 2019, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado de 2021 referente a Adrianópolis ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, os investimentos feitos na Educação Básica de Adrianópolis são fruto de um planejamento mais amplo, com o objetivo de transformar a cidade em uma referência nacional em termos de ensino e aprendizagem. “Educação é processo e Adrianópolis é uma prova disso. Já avançamos alguns níveis em direção aos indicadores educacionais que queremos para a cidade”, afirma. Embora haja ações focais direcionadas à Educação Infantil, os bons resultados só são possíveis porque o trabalho é desenvolvido com todos os estudantes que estão sob a tutela da rede municipal, ou seja, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além dos livros didáticos com diversos recursos digitais, também está à disposição dos educadores um completo e seguro ambiente virtual de aprendizagem: o Aprende Brasil Digital, sistemas de gestão e avalição e formação continuada constante aos educadores. Esses instrumentos apoiam o professor e possibilitam a ampliação das práticas em sala de aula. "Também aproximam o cotidiano escolar dos processos de letramento digital e uso das tecnologias, tão presentes na sociedade contemporânea", acrescenta Damila.
domingo, 23 de abril de 2023
Estado envia kits de ajuda humanitária a municípios afetados pela chuva

sábado, 22 de abril de 2023
Eunápolis aciona força-tarefa para ajudar moradores afetados por chuvas
Com as fortes chuvas que caíram em Eunápolis desde a quinta-feira (20), a prefeitura agiu rápido e acionou uma força-tarefa para atender as necessidades dos moradores afetados. Até o momento, 50 pessoas foram desalojadas e uma pessoa ficou desabrigada, mas não há registro de mortos ou feridos. As equipes, compostas por servidores de diversas secretarias, estão trabalhando intensamente em toda a cidade, realizando o levantamento das áreas mais afetadas, executando serviços emergenciais de infraestrutura, intensificando a limpeza em diversas localidades e prestando auxílio assistencial às famílias afetadas. “Estamos mobilizando nossas equipes para atuar na solução das necessidades da população afetada pelas chuvas. Mas pedimos que os moradores das áreas em vulnerabilidade busquem locais seguros, pois o principal foco é não deixar vidas em risco”, destacou a prefeita Cordélia Torres. De acordo com a previsão meteorológica, as chuvas devem continuar até a segunda-feira (24). Caso haja emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone (73) 9.8171-5118, enquanto o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193. O SAMU está disponível pelo telefone 9.9918-0192 e a Coelba pode ser contatada pelo número 116.
Medida protetiva à mulher passa a ser concedida de forma sumária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei com alterações na Lei Maria da Penha para permitir o direito à medida protetiva de forma sumária, ou seja, a partir do momento em que a vítima fizer a denúncia à polícia ou apresentar suas alegações por escrito. As mudanças foram publicadas na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial da União e incluem, entre outros pontos, três novos incisos no Artigo 19 da lei, que trata das medidas protetivas de urgência. As medidas protetivas de urgência serão concedidas em juízo de cognição sumária a partir do depoimento da ofendida perante a autoridade policial ou da apresentação de suas alegações escritas e poderão ser indeferidas no caso de avaliação pela autoridade de inexistência de risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida ou de seus dependentes”, diz o texto. Conforme as alterações, as medidas protetivas de urgência devem ser concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência.
sexta-feira, 21 de abril de 2023
INSERIDO NA MATA ATLÂNTICA, CAMPUS DA UESC COMPLETA 49 ANOS
O Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, que hoje abriga a Universidade Estadual (Uesc), umas das mais destacadas instituições do Sul e Extremo Sul da Bahia, completa 49 anos neste sábado, dia 22 de abril de 2023. O nome é uma homenagem ao Professor Soane Nazaré de Andrade, um dos idealizadores e fundadores da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), criada em 1974. Situado no Km 16 da BR-415, Rodovia Jorge Amado – que interliga as cidades de Ilhéus e Itabuna, no Bairro Salobrinho, o Campus foi construído graças à doação de parte do terreno pelo agricultor Manuel Nabuco, do apoio financeiro da Ceplac e com dotações do Estado, através do extinto Instituto de Cacau da Bahia (ICB). Hoje, a Uesc abriga cerca de 9.000 discentes, 800 professores e 400 servidores técnicos administrativos, e oferece 34 cursos de graduação presencial e cinco cursos na modalidade ensino a distância, além de 50 cursos em nível de pós-graduação. O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, destaca que a instituição abriga o que há de mais precioso na região: “Hoje, o nosso Campus, pujante na universalidade do conhecimento, nos orgulha por sua comunidade acadêmica de professores, técnico-administrativos, estudantes e parceiros, em um trabalho crescente em prol da sociedade regional. A nossa Universidade é um patrimônio da sociedade baiana, é formadora de grandes quadros, defensora da ciência e tem um papel muito maior do que somente entregar diplomas. Este Campus é lugar para transformar vidas, para transformar a sociedade. É uma Universidade da Mata Atlântica”. No Campus Soane Nazaré de Andrade, com suas alamedas arborizadas e jardins, é possível fazer um passeio pelo conhecimento começando pelo Edifício José Haroldo Castro Vieira, onde está a Reitoria, pró reitorias e serviços administrativos, além dos pavilhões Adonias Filho, Pedro Calmon, Jorge Amado, Waldir Pires, Max de Menezes, Júlio Cascardo, Evandro Sena Freire, Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas (CLCE), do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab), entre outros equipamentos. Nestes prédios, além de salas de aula, encontram-se dezenas de laboratórios, auditórios, departamentos, colegiados de cursos de graduação, pós-graduação e gabinetes de professores. Na área externa urbanizada, com mais de 50 mil m² de alamedas, acessos, iluminação em led, jardins bem cuidados e estacionamento, estão também o Centro de Arte e Cultura, onde estão a Biblioteca Central, Livraria e o Auditório principal, além da Base Ambiental do Ministério Público, o Restaurante Universitário, o Parque Desportivo e o Hospital Veterinário. “Para nossos estudantes e egressos, a Uesc transforma vidas e realidades. É por meio da educação que, aqui, tantas pessoas se formaram, enquanto profissionais e cidadãos críticos e conscientes de seu papel social, especialmente em busca de um mundo mais justo e igualitário. Assim, por sermos comunidade, as conquistas de cada um são, também, alegria para todos os que fazem a nossa instituição”, destaca o reitor em exercício, professor Mauricio Santana Moreau.
COO da Certsys aponta seis pilares estratégicos de tecnologia e negócios
1. Organização de dados
Um conjunto de dados nem sempre é valioso, sobretudo se ele não estiver devidamente organizado. Não basta ter uma coleção de dados enorme sobre seu cliente, parceiro, concorrente ou mercado de atuação sem saber se esses dados são adequados às ações de negócios necessárias para fazer sua empresa crescer. Conhecer as possibilidades oferecidas pelos dados começa na organização. Algo que está diretamente ligado à unificação de dados.
2. Unificação de dados
Não basta ter diversos bancos de dados gigantescos se eles não estiverem unificados de forma que não se possua dois perfis diferentes e conflitantes de dados de um mesmo cliente, parceiro concorrente etc. Isso pode gerar vários problemas, como ações de relacionamento sendo feitas em paralelo e que desconsideram informações importantes já compartilhadas e coletadas, isso para citar apenas alguns pontos. “A unificação dos dados permite que se mantenha linhas de pensamento estratégico e inovador únicas, o que permite tirar o máximo daqueles dados, além de contribuir para saber o que está faltando de essencial e em que não investir daqui para frente, já que nem todos os dados são fundamentais. É muito comum uma empresa saber dados inúteis (em termos de estratégia) relacionados a seus clientes só porque há um padrão de informações a serem preenchidas. A empresa podia estar investindo em informações realmente valiosas, mas perde tempo, dinheiro e esforço em dados pobres”, explica Augusto Kiramoto.
3. Atualização de sistemas legados
Os sistemas de bancos de dados e as plataformas usadas para manipulá-los são a base tecnológica por trás de se ter dados unificados e organizados. Esses sistemas precisam ser atuais e precisam ser uma saída para lidar, inclusive, com sistemas legados antigos. “É preciso estar atualizado em termos de infraestrutura, do contrário pode-se estar deixando informações importantíssimas passar, e é aqui que muitas empresas pecam, pois investir em infra é custoso, mas é muito mais custoso lidar todos os dias com sistemas obsoletos ou que não permitem que a empresa vá além em inovação”, complementa Augusto.
4. Novas tecnologias e plataformas de dados e IA
Hoje em dia há muitas plataformas de dados interessantes, cada uma voltada a um mercado ou necessidade. Há aquelas que são personalizadas, as que são personalizáveis e aquelas que são padronizadas, mas ao menos fornecem o essencial para atualizar sistemas antigos ou implementar um bom grau de automatização a processos de análises. Além disso, hoje vemos muitas IAs sendo desenvolvidas e usadas pensando em lidar com grandes quantidades de dados. Não é à toa a popularidade das IAs e o surgimento das IAs avançadas na atualidade. Apesar disso, é preciso separar o potencial da realidade na hora de escolher em que investir.
5. Segurança de dados
A segurança é um tópico complexo. De acordo com o Relatório de Engajamento do Cliente da Twilio, os principais desafios das empresas atualmente é encontrar um equilíbrio entre experiência do cliente e segurança dos dados desses clientes (44%). Não basta coletar dados, é preciso mantê-los seguros, respeitar leis como a LGPD, garantindo que sua organização seja positiva para o mercado, e não uma fonte de vazamentos e riscos ao consumidor, ao fornecedor e à própria organização.
6. Inteligência de dados e de negócios vêm da liderança
Estabelecer um alto nível de confiança nos dados é fundamental, mas quando tudo isso está feito é preciso que a liderança saiba interpretar e lidar com as informações geradas. Muitas organizações estão se adequando ao uso de IAs, por exemplo, porém a IA não resolve um problema, não inova em um problema, não gera novos negócios entendendo um nicho e como abordá-lo. Quem faz isso é a liderança das organizações. A tecnologia é parte fundamental da lida com informações em massa, mas é preciso inteligência dos líderes das empresas para usufruir do que foi construído. “Os dados são recursos, a tecnologia a ferramenta, mas sozinhos eles são inertes, e por mais automatizados que estejam, a movimentação do mercado precisa de uma liderança que se comprometa com o investimento e, acima disso, em usar a inteligência de dados. Não há uma saída fácil. É preciso se conscientizar disso, pois competir em um mercado tão fluido não é simples e demanda o melhor de cada profissional e líder da atualidade”, finaliza Augusto.